fbpx

5 atitudes que deixam sua pele mais oleosa

Oii gente, tudo bom?

É muito comum passarmos pela adolescência e a fase das terríveis espinhas, não é mesmo? Mas muita gente chega a idade adulta ainda com problemas de acne e pele oleosa. No post de hoje darei algumas dicas para amenizar a oleosidade.

Lembrando que esse post não substitui uma consulta com um dermatologista e cada pessoa possui suas particularidades.

Eu nunca tive a pele muito oleosa; era mais pra mista mesmo, mas depois que eu parei de tomar anticoncepcional e optei pelo DIU de cobre, notei algumas mudanças na pele, como a oleosidade e o aparecimento de acne. Vou dividir com vocês os meus métodos para manter a pele com aspecto agradável e apontar os principais erros que costumamos cometer.

  • Lavar o rosto no chuveiro.

     Essa é uma prática muito comum, mas pode ser considerada errada porque a maioria das pessoas tomam banho quente/morno e usam sabonete hidratante, desses que costumam conter óleo na fórmula. A água quente costuma estimular a produção de oleosidade e dilatar os poros, o que faz aumentar a chance de poluição e obstrução dos mesmos, desencadeando acne. O sabonete corporal também não é benéfico por causa dos componentes.

Solução: Lave o rosto na pia, com água fria e um sabonete específico para o seu tipo de pele.

  • Não hidratar o rosto.

    Na busca por controlar a oleosidade, recorremos a vários sabonetes e produtos que deixam a pele com aquele aspecto mais seco. O problema é que o organismo percebe o ressecamento e produz ainda mais oleosidade, pois é necessária uma quantidade de óleo para proteger a cútis. Essa prática acaba causando o chamado “efeito rebote”, em que a pele fica ainda mais oleosa que antes.

Solução: Use um hidratante livre de óleo, específico para peles mistas/ oleosas.

  • Dormir maquiada.

     Nunca, na vida, na Terra, você deve dormir com maquiagem no rosto. Não interessa se você está cansada, se já está tarde ou se acabou o demaquilante. Miga isso obstrui os poros, dá muita espinha, cravo e faz suuuuuuper mal para a pele.

Solução: Tenha sempre lenços de bebê, água micelar ou outro demaquilante líquido sem óleo na formulação para tirar a make de forma rápida e prática.

  • Lavar o rosto 359855745 vezes ao dia.

     Ainda naquele desespero por manter a pele o mais seca possível, é comum vermos uma galera lavando o rosto várias vezes durante o dia, mas ai caímos no “efeito rebote” mais uma vez.

Solução: Lave o rosto de manhã e a noite com produtos apropriados e água fria.

  • Comer besteiras como se não houvesse amanhã.

    Quem nunca ouviu a famosa frase: “chocolate dá espinha” não sabe o que é comer com culpa. Na verdade, alguns alimentos, que são muito ricos em gorduras, como pizzas, sanduíches e alguns tipos de chocolate, se consumidos excessivamente vão refletir na nossa pele.  Outro erro muito cometido é o de beber pouca água; algumas pessoas pensam que se consumir menos água a pele ficará mais seca e menos oleosa, mas uma coisa não tem a ver com a outra, pois os cuidados devem começar de dentro para fora.

Solução: consuma esses alimentos mais gordurosos de vez em quando e em pequenas quantidades. Substitua por frutas, chocolates com maior porcentagem de cacau, lanches com mais valor nutritivo e tenha sempre uma garrafinha de água por perto.

Outra coisa, gente: a pele não muda da noite para o dia. É preciso ter paciência, usar os produtos corretamente, não espremer as espinhas, pois vai passar. Caso nada esteja resolvendo, procure um dermatologista, troque de dermatologista e vá com calma, testando.

Mil beijinhos, e até a próxima! ????????????

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *