fbpx

Armário Cápsula: uma forma sustentável de se vestir bem

Oii gente, tudo bem?

Quem nunca sonhou em ter um guarda-roupa novinho a cada estação? Isso mesmo, do zero! Não sei se vocês sabem, mas dá para realizar esse sonho de forma muito simples: montando um armário cápsula. O conceito surgiu na década de 70, onde a ideia era ter poucos itens e várias combinações entre as peças de roupa. Assim os looks não se tornariam obsoletos com a mudança das tendências de moda.

Podemos hoje considerar o armário cápsula mais do que simplesmente uma forma de estar por dentro das trends. A prática ajuda até a economizar uma graninha, pois não ficamos naquela de comprar uma coisinha aqui e outra ali, basta comprar no início da estação (ou período determinado) e pronto!

De acordo com a personal stylist Naiana de Carlo, a melhor época para se montar um armário cápsula é no início da estação. Por exemplo, no início da primavera, você monta para as duas estações: primavera e verão. Aí no início do outono é só montar para as duas estações restantes, que possuem temperaturas semelhantes.

Mas aí vem a pergunta: Como montar esse tal armário cápsula?

O segredo está na escolha das peças. Fica muito difícil elaborar looks e combinações quando as roupas são muito diversificadas. “Escolha peças chaves e neutras, assim fica fácil combinar as peças que você já tem. Essa é uma das vantagens de ter um armário cápsula, você aprende a otimizar o seu guarda-roupa e não se limita a sempre usar as mesmas combinações. Então uma dica é: focar em um estilo de cor, como por exemplo: usar apenas cores sóbrias, ou usar apenas cores vivas”, explica a consultora.

É importante levar em consideração o seu estilo de vida, rotina e personalidade. O principal é entender qual a imagem que você quer passar para as pessoas. Pode parecer fácil separar algumas peças e vestir por um tempo, mas não é. As escolhas devem ser conscientes e se adaptarem a todos esses aspectos. A consultora explica que não é porque o armário cápsula virou uma febre que todos precisam fazer. “Algumas pessoas querem começar de forma radical, sendo que mesmo com muitas peças elas não conseguem combinar os looks. Imagina isso em número reduzido?”

Leia também: Fast Fashion, Slow Fashion e Coleção Cápsula: Conheça cada um desses termos

Comece devagar, montando combinações entre as peças que você já tem, fotografe, memorize e vá descartando o que foge daquele estilo. Assim fica fácil otimizar o guarda-roupa e quando estiver pronta para montar o armário cápsula, a dificuldade será menor. Para cada estação devem ser escolhidas entre 20 e 30 peças que combinem entre si. Na contagem estão incluídos lenços, sapatos e cintos, já roupas de festa, lingeries, meias e biquínis não são incluídos.

Quando acaba a estação o que eu faço com as roupas?

Existem diversas opções:
-Troque com amigas ou conhecidas;
-Guarde as peças para reutilizar posteriormente;
-Você pode doar as peças;
– Pode vendê-las para arrecadar um dinheiro e comprar peças novas para uma próxima estação, ou para comprar outras peças-chave;
-algumas peças como calça, lenços, cintos, podem ser reutilizados constantemente em várias estações.

Apesar dos pontos positivos, existem outras maneiras de multiplicar o q você já tem, consumir de forma consciente e sustentável. Nada deve ser radical, é possível equilibrar as coisas aos poucos e caso a pessoa queira aderir ao armário capsula, mas tem dúvidas, uma boa opção é escolher um profissional para ajudar a identificar o seu estilo, pois escolhas ruins podem gerar combinações ruins e isso pode afetar a imagem da pessoa diretamente, ou ainda, não estar vestida adequadamente para certas ocasiões. A personal stylist Naiana de Carlo tem um conselho: Esteja segura do que você é, do seu estilo, se conheça muito bem e pratique utilizando todos os itens que já estão no guarda-roupa antes de sair se desfazendo de tudo!

E ai, gostaram?

Mil beijinhos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *