Fast Fashion, Slow Fashion e Coleção Cápsula: Conheça cada um desses termos

Oi gente!!

Hoje quero ajudar vocês a conhecerem alguns conceitos que vez ou outra ouvimos por aí, mas não sabemos direito o que significa. Dentre os termos que eu escolhi, o mais conhecido é o Fast Fashion, que está suuuper presente em nossas vidas.

Lojas como C&A, Riachuelo, Zara e Marisa são exemplos de Fast Fashion. São grandes redes que produzem em grande escala e com variedade de tamanhos. Sabe quando a gente compra uma blusinha e outras mil pessoas têm uma igual? Isso acontece muito, pois a intenção desse tipo de produção é atualizar as pessoas com as últimas tendências da forma mais rápida possível e geralmente acabam muito rápido também. Ahh e as peças de Fast Fashion tendem a ser as mais baratas dentre as citadas aqui.

O termo Slow Fashion já tem uma série de diferenças se comparadas com o Fast. As peças são produzidas com calma. Não é porque saiu na passarela semana passada que precisa chegar já as lojas. A moda slow tem também alguns conceitos próprios que visam o consumo consciente de roupas e acessórios, respeitando o tempo de design e confecção, mas não quer dizer que as roupas compradas em uma loja com esses princípios sejam exclusivas. Acredita-se que quando compradas com consciência, estimulam a criatividade, pois uma mesma peça pode combinar com muitas outras. Por serem feitas de forma lenta e com material de qualidade tendem a ser um pouco mais caras também.

As Coleções Capsula são aquelas que fogem das coleções tradicionais como outono inverno, por exemplo. Muitas marcas lançam entre uma coleção e outra uma coleção pequena, que as vezes conta com parceria de estilistas famosos, ou aproveitam uma data especial como o dia das mães para levar alguma novidade para as lojas. Lembra quando saiu aquela coleção da PatBo para C&A? Não foi só mais um lançamento, foi uma coleção cápsula, que teve um número determinado de peças e que não teve reposição. Algumas marcas aproveitam também o lançamento de filmes para fazer isso. A Melissa é uma delas; Quem não lembra da coleção Malleficent ou da Cinderela?

É algo que geralmente é temático e aparece entre uma coleção e outra. Grandes grifes também produzem suas coleções cápsula e fazem muito sucesso.

Me contem aqui nos comentários: o que vocês querem saber sobre o mundo da moda?

Mil beijinhos e até a próxima!

23 de outubro de 2017

Um Comentário