Conheça as tendências de marketing para 2018

Estar alinhado com a realidade do mercado é a melhor forma de conquistar e consolidar um bom negócio

dino

São Paulo, SP, 14/12/2017 –

Adaptar-se às constantes mudanças de mercado é um desafio para qualquer segmento. A cada dia surgem novas tecnologias e novas estratégias que podem revolucionar rotinas de trabalho e tornar métodos obsoletos do dia para a noite. A sensibilidade para enxergar as novidades e perceber quando é a hora de mudar ou recomeçar a partir das novas tendências é uma das principais qualidades dos empreendedores de sucesso.

Com as ferramentas de marketing não é diferente. Embora qualquer empresário ou profissional que lide com a gestão de negócios, por menores que sejam, conheça a importância de um plano de marketing bem desenvolvido, nem todos estão devidamente atualizados e conectados à realidade do mercado para ter a visão necessária acerca das novas estratégias. É válido, portanto, reforçar as orientações dos especialistas que apontam as principais tendências de marketing para 2018.

“O marketing passou por transformações substanciais ao longo dos anos, mas o que não mudou é o seu grau de importância. Tanto que não deveria estar restrito a determinados setores dentro de uma empresa. As ferramentas de marketing precisam permear todas as rotinas na gestão de um negócio”, comenta Marcelo Eskenazi, um dos sócios da Gráfica Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/), empresa com mais de 60 anos de tradição no mercado gráfico.

1) Marketing de relacionamento

A base de qualquer relacionamento sólido é a confiança, inclusive o relacionamento entre empresas e seus clientes. Investir em uma relação transparente e personalizada com o cliente é torná-lo não apenas um consumidor do produto ou serviço que está sendo oferecido, mas um promotor da marca.

Com o crescimento das redes sociais, por exemplo, não faltam relatos de pessoas insatisfeitas com o atendimento de uma empresa. Também há as que são surpreendidas por um tratamento diferenciado e fazem questão de tornar público o bom exemplo.

Conhecer profundamente o cliente e suas demandas é mais importante do que apenas vender. É o marketing de relacionamento que transforma um consumidor ocasional em um cliente fidelizado.

2) Marketing de conteúdo

O objetivo dessa tendência do marketing é criar métodos de engajamento entre a marca e o seu público-alvo, ampliando a rede de clientes e também o espectro de potenciais clientes. Para alcançar esse objetivo, a aposta é investir na criação de conteúdo de alta relevância, que estimule a interação e o compartilhamento.

A percepção positiva acerca de uma marca é mais facilmente alcançada com a aplicação de técnicas do marketing de conteúdo porque tem o foco ligeiramente diferente de outras estratégias. Enquanto muitas ferramentas de marketing estão focadas na quantidade de pessoas que terão contato com um determinado produto ou serviço, o marketing de conteúdo não se contenta em atrair a audiência: o foco é qualificar a relação com o cliente e torná-la duradoura.

3) Marketing digital

É impossível falar em tendências de marketing sem citar os meios digitais. Nem mesmo os estudiosos que desenvolveram as diretrizes do marketing décadas atrás puderam prever como o desenvolvimento das tecnologias digitais revolucionaria a forma de colocar o marketing em prática. Mas vale lembrar que nenhuma ferramenta, por melhor que seja, produz resultados positivos sem alguém que a saiba manipular.

O marketing digital criou possibilidades de alcance em níveis globais. O aprimoramento da internet e das redes sociais, por exemplo, criam novos nichos a cada dia para empresas dos mais variados segmentos. Essa característica faz com que, no mundo digital, cada usuário seja um cliente em potencial.

4) Marketing impresso

Embora haja tantas novidades nos meios digitais, o marketing impresso permanece extremamente relevante. Enquanto o marketing digital muitas vezes pode ser considerado invasivo ou inapropriado, algumas ferramentas de marketing impresso possuem uma imensa tradição de assertividade. Catálogos, revistas, folders e até mesmo panfletos podem ser muito elegantes e certamente são mais democráticos, aumentando a abrangência em determinados segmentos.

Cartões de visita levam as informações de contato para qualquer lugar, folders detalham serviços e produtos de forma mais refinada, entre outras inúmeras possibilidades dos materiais impressos. “Na era digital, o marketing impresso de qualidade é um diferencial que tem alcançado grandes resultados. Tanto no curto quanto no longo prazo, um impresso tem a vantagem de trazer ao cliente a sensação de que o produto ou serviço que ele procura está ali, literalmente, em suas mãos”, acrescenta Marcelo Eskenazi.

Saiba mais

Além de uma loja física em São Paulo, a Gráfica Eskenazi possui um parque gráfico próprio com uma infraestrutura de 12.000 m². Sem burocracia, a Grafica Online atende 100% do território nacional e oferece a opção de solicitar um kit de amostras grátis para conhecer os produtos e tirar dúvidas através de um telefone exclusivo: 0800 772 1818. Quer saber mais? Ligue ou acesse www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

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