São Paulo sedia primeira semana cervejeira “do campo ao copo”

São Paulo se prepara para sua primeira “semana cervejeira” ao sediar dois dos maiores eventos do setor na América Latina, que apresentam de matérias-primas e tecnologia a lançamentos de cervejarias nacionais e importadas

dino

São Paulo, 02/05/2019 –

A capital paulista ganha este ano uma semana dedicada à cerveja, com dois eventos que acontecem na sequência, dando ao público a oportunidade de percorrer a cadeia produtiva completa, “do campo ao copo”. De 28 a 30 de maio, a Brasil Brau reúne milhares de profissionais do mercado para falar de tendências, tecnologias, matérias-primas e processos de produção cervejeiros. De 30 de maio a 2 de junho, o Mondial de la Bière, um dos festivais mais respeitados do circuito mundial, atrai dezenas de cervejarias artesanais de diferentes estados e consumidores ávidos por novidades. Juntando as duas oportunidades, os visitantes terão uma semana para acompanhar o caminho da cerveja desde o cultivo dos insumos até o aclamado primeiro gole.

“Esta será a primeira semana cervejeira de São Paulo”, explica Luana Cloper, executiva da multinacional francesa GL Events e gestora de dois dos maiores eventos da área. “Em 2019, o ciclo inteiro da cerveja está contemplado. Na feira Brasil Brau, a ala profissional do mercado aborda insumos como malte, leveduras e lúpulo, descobre as tecnologias e maquinários mais avançados, além de técnicas e novas tendências de produção. Já no Mondial de la Bière, além de o consumidor usufruir de todo o legado das indústrias e microcervejarias, estas testam de fato a adesão do público a seus produtos”, ilustra Cloper.

Do campo às fábricas

A Brasil Brau chega à sua 15ª edição como a mais tradicional feira nacional de tecnologia voltada para o setor cervejeiro, com abrangência latino-americana. Concentrando o que há de mais atual em maquinário, produtos e serviços do mercado cervejeiro, o evento bienal foi pioneiro no país e trata toda a cadeia produtiva da bebida. A feira já conta com um recorde de 60% a mais de solicitações de pré-credenciamento e crescimento de 35% de área vendida em relação à edição de 2017, atraindo a atenção de players relevantes de maquinário, insumos e serviços da China, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. Entre as empresas brasileiras, o encontro promove intercâmbio comercial e técnico envolvendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Aproximadamente 8 mil visitantes terão acesso às novidades das mais de 100 marcas reunidas em um espaço de cerca de 8.000 m². A Brasil Brau abriga também o 16º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira – o mais tradicional e relevante do segmento, com curadoria de Cilene Saorin, uma das primeiras mestras-cervejeiras do Brasil. A programação conta com profissionais de renome internacional, atuantes no mercado nacional e estrangeiro, para apresentações e debates sobre novas técnicas, soluções e tendências para diversas aplicações do processo produtivo da cerveja. Outra atração será o III Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, iniciativa que incentiva a valorização e profissionalização das marcas, com o objetivo de destacar e premiar a gestão do negócio de cervejas especiais em diferentes categorias. Uma das novidades de 2019 é a estreia do Brewer Lounge, novo formato de divulgação e interatividade de produtores com seu público-alvo. No espaço, os cervejeiros irão apresentar novos conteúdos, unindo abordagem técnica com degustação orientada de cervejas em prol do debate de boas práticas, processos de produção, usabilidade de produtos e serviços.

Das fábricas ao copo

Para quem quiser continuar a saga cervejeira, a 2ª edição do Mondial de la Bière São Paulo começa já no dia 30, no espaço de eventos Arca, localizado na Vila Leopoldina. O festival une as novidades do mundo cervejeiro ao melhor da cultura paulistana contemporânea. Além da seleção imperdível de cervejas, gastronomia e música, a organização oferecerá outras atividades que remetem ao caráter urbano e de cultura de rua da cidade. A cerveja passa a ser a anfitriã da festa dos artesanais, que pela primeira vez terá uma área craft e apresentará outros produtos artesanais de alta qualidade como cafés, cigarros, chocolates e destilados. O Mondial de la Bière São Paulo conta também com o MBeer Contest, que premia os melhores lançamentos do salão. Ao comprar o ingresso Cervejeiro Solidário, o visitante paga um valor reduzido para circular pelo festival. Em contrapartida, a opção exige um quilo de alimento não perecível, com coleta, separação e distribuição sob responsabilidade do parceiro Projeto Mesa Brasil, do SESC-SP, que atua há 24 anos combatendo a fome e o desperdício de alimentos.

Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, em Mulhouse, na França, no Rio de Janeiro e, desde o ano passado, em São Paulo, o Mondial de la Bière é um dos principais eventos de cervejas artesanais do mundo, reunindo fabricantes, distribuidores e importadores de rótulos artesanais e premium, entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização. No Brasil, o Mondial de la Bière é promovido e organizado pela GL Events Exhibitions.
Organizadores

A francesa GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, inclusive Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Serviço
Brasil Brau – XV Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja
Data: 28 a 30 de maio de 2019
Local: São Paulo Expo Exhibition&Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Ingressos:
Brasil Brau – R$ 120, por dia
Para mais informações acesse: www.brasilbrau.com.br

Serviço:
Mondial de la Bière São Paulo
Data: 30 de maio a 2 de junho de 2019.
Local: Arca – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo.
Ingressos: https://mondialdelabieresp.byinti.com/