fbpx

Como cuidar dos acessórios em prata?

As joias em prata trazem leveza e elegância ao look e voltaram com tudo nesta temporada. Possuem ótima relação custo-benefício, além de formar combinações lindíssimas. Mas você sabe como cuidar dos acessórios em prata?

Uma das maiores dúvidas é em questão de oxidação. Sabemos que este é um processo natural, mas que pode ser evitado. De acordo com a Yara Machado, CEO da Céu de Prata, a oxidação é causada pelo contato da prata com outros elementos.

Podem ser eles: suor, cremes, perfumes e até mesmo as toxinas que seu organismo libera de acordo com o seu estado de humor. “O nosso corpo está em constante reação química, em dias mais estressantes liberamos mais toxinas, assim como a produção de suor durante atividades físicas ou dias de sol também liberam sais minerais que escurecem as pratas. A boa notícia é que essa camada de oxidação é superficial e não afeta a qualidade da joia, basta saber como limpar e suas joias estarão novas outra vez”. Explica Yara.

Já que a limpeza correta é a melhor amiga do brilho da prata, qual é a melhor forma de fazer isso?

Por incrível que pareça, aquela dica antiga, do creme dental, dá certo. Basta esfregar a prata com um creme dental branco e uma escovinha macia por alguns segundos, até que ela fique brilhante. Feito isso, basta enxaguar com água morna e secar com um paninho macio.

O bicarbonato de sódio também é uma opção para higienizar os acessórios e prata. Para isso, basta aquecer um pouco de água até que a temperatura fique morna. Em seguida, adicionar uma colher de chá de bicarbonato e mergulhar a joia na mistura, aguardando alguns minutos até ela voltar a brilhar. Depois é só secar com um pano macio ou flanela.

Você também pode comprar uma flanela mágica para reverter o processo de oxidação. “Esse pequeno paninho tem agentes próprios de limpeza que permitem alcançar o brilho original das joias. Ao utilizá-la para polir suas peças, a flanela vai retirar a sujeira do material e ficará escura conforme o uso. Depois é preciso trocar”. Finaliza.

   Monzi deve ser usado com cautela

Este é um método muito delicado e só deve ser utilizado em joias específicas, lisas, sem pedras, gravações ou esmaltadas. O Monzi é um líquido forte e pode quebrar o aspecto das peças trabalhadas, por isso só deve ser utilizado em pulseiras e correntes lisas, alianças sem gravação, berloques e anéis simples. Também não deve ser utilizado em prata envelhecida.

Joias em prata não devem ser misturadas em caixas

Depois de limpas e secas, as peças devem ser guardadas de forma adequada. Nada de juntar um monte de peças em uma caixinha só, pois além do risco de enroscarem umas nas outras, evita riscos e outros danos. O ideal é ter um local específico destinado ao armazenamento e, além disso, algum tipo de saquinho que a proteja.

A  prata sempre é lembrada por sua beleza e versatilidade. É um dos materiais mais queridos e buscados durante toda a história da humanidade. Um poderoso símbolo alquímico que foi fundamental para o nosso desenvolvimento como espécie, tanto no início das civilizações como na atualidade. A prata 925, é o maior exemplo de versatilidade, se tornando um dos tipos mais importantes para a moda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *